Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de maio de 2012

OS 3 "Ts" DO VOLUNTARIADO

     "PORQUE ASSIM É A VONTADE DE DEUS QUE, PELA PRÁTICA DO BEM, FAÇAIS EMUDECER A IGNORÂNCIA DOS INSENSATOS." (I PEDRO 2:15)

     Num mundo secularista, onde a religião é colocada de lado, e hedonista, onde o prazer pessoal, independentemente do que possa causar ao outro, são comportamentos comuns, como falar de trabalho voluntário?  Como se preocupar com o bem do doutro quando a maioria está buscando o próprio bem? Mas, o apóstolo Pedro diz que a vontade de Deus é que pratiquemos o bem. É uma quebra de paradigma. E o voluntário consciente não fica engessado diante disso. Ele vai em frente e aceita os desafios porque sabe que está servindo ao Senhor, que é dono do mundo.
     Nessa ótica, quero colocar os 3 "T" do voluntário.
     TEMPO - O voluntário é aquela pessoa que administra seu tempo de tal forma que consegue agendar um espaço para ajudar alguém que está precisando. Para esse voluntário não existe a expressão "não tenho tempo". Ele sempre arranja um jeito de acudir as necessidades de outro ser humano. O seu tempo não está sendo perdido, mas ganho, pois está abençoando alguém.
     TRABALHO - Ser voluntário dá trabalho. Gasta-se energia, preocupação, horas planejando o que e como fazer para atender as pessoas com suas histórias de vida e ajudá-las. Mas, sem trabalho, nada se consegue. E, nada mais compensador do que, depois de muito trabalho com alguém que realmente precisava, ver as vitórias conquistadas e a sensação do dever cumprido, não tem preço. 
     TALENTO - ... Deus nos brinda com habilidades que precisamos colocar à disposição dele para serem multiplicadas e alcancem as pessoas que precisam. Os talentos não são para serem enterrados, mais aplicados na Bolsa de Valores do Reino, para que tenham rendimentos os mais diversos.
     Agradecemos a Deus pelos inúmeros voluntários que, no anonimato, têm deixado suas marcas e abençoado muita gente. Continuemos orando por eles. Mas, precisamos de mais pessoas que se disponham, oferendo seu Tempo, seu Trabalho e seus Talentos. Agora, um convite: Que tal ser um voluntário? Entre nessa roda, também. Você só tem a ganhar. Invista o que você tem de mais precioso no reino de Deus, seu Tempo, seu Trabalho, seus Talentos e ABENÇOE O PRÓXIMO!

Extraído do Livro da Campanha "100 DIAS QUE INPACTARÃO O BRASIL"

terça-feira, 1 de maio de 2012

TRABALHO COM DIGNIDADE

     "Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus." (Eclesiastes 3:13)

     O desemprego tem assolado todos os países deste mundo, conhecido como pós-moderno. O desemprego tem se tornado  cada dia crescente diante da crise financeira internacional por que passam, não somente os países pobres ou em desenvolvimento mas, também aqueles que nunca imaginavam que enfrentariam tal situação por serem considerados países desenvolvidos e ricos.
    São comuns nos noticiários internacionais matérias que destacam manifestações de pessoas de todas as idades que sofrem com o desemprego em várias partes do mundo. Esse triste quadro revela que o mundo em que vivemos está "doente" e necessita ser curado pelo Senhor. O próprio Deus declarou que "se o meu povo que pertence somente  a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo." (2 Crônicas 7:14).
    O propósito de Deus é que cada cidadão, independentemente de cultura, etnia ou nacionalidade, tenha o seu próprio trabalho, para que possa ganhar "o pão com o suor de seu rosto" (Gênesis 3:19), pois o trabalho dignifica o ser humano, enobrece o seu caráter e satisfaz o seu íntimo. A Bíblia declara que "isso é um presente de Deus." Hoje, somos desafiados a colocar diante de Deus, em oração, este pedido específico em favor de milhares de brasileiros, muitos deles, nossos irmãos em Cristo, que se encontram desempregados, passando por sérios problemas no seu sustento pessoal e familiar, sentindo-se desprestigiados, desanimados, e até sem esperança.
    Precisamos suplicar ao Senhor que sensibilize o coração dos governantes, conforme a orientação do apóstolo Paulo, que declarou: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito." (I Timóteo 2: 1,2).
    O Salmo 128 declara: "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem."    

Autor: Vitor Hogo Mendes de Sá - Extarído do Livro da campanha 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL