Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de junho de 2012

VAMOS LIBERTAR O BRASIL DA CORRUPÇÃO!!!

     Costumam dizer que a corrupção está no DNA da sociedade brasileira. Não creio que seja assim. Há muita gente boa, honesta e íntegra, que não se deixa nem busca corromper. Uma coisa não podemos negar: a mente do brasileiro, em geral, não é a do colonizador, e sim do conquistador. Na verdade, nunca fomos colonizados. Fomos sim, conquistados, ou seja, os descobridores não vieram para fazer desta, a sua terra mas, para extrair o que a terra produzia de bom (no caso o ouro) e levar para a sua pátria. Nunca adotaram o país como seu. Viam nele apenas um instrumento para enriquecer seus cofres pessoais.
     É aqui que temos a definição esssencial da corrupção e dos negócios ilícitos - retirar o que é bom para o coletivo a fim de usar para o bem pessoal. Porque o brasileiro herdou a mente do conquistador acha que sua propriedade é apenas o que se esncontra da porta da rua para dentro. A calçada é pública, portanto, já não é responsabilidade sua. Isso faz com que alguém jogue casca de banana na rua, afinal, a rua não é minha, ou em escalaras maiores, fraude os cofres públicos em favor dos seus interesses próprios.
     Essa história não é nada recente. Vem dos tempos da colônia. Ou até mesmo antes:  em sua carta, Pedro Vaz de Caminhas, solicita ao rei que arranje um posicionamento na corte para um de seus apadrinhados.
     Em seus sermôes, o barroco Antônio Vieira custuma denunciar essas situações de corrupção, muito comuns já no século 17. Uma das coisas que ele costumava afirmar é que já não adoramos o bezerro de ouro, e sim o ouro do bezerro. Num de seus sermões faz alusão a um grupo de magistrados que condenou um ladrão de galinhas declarando: " Então, os grandes ladrões condenam os ladrões pequenos."
     É responsabilidades daqueles que conhecem o evangelho, denunciar esse estado de coisas e anunciar os verdadeiros caminhos a serem trilhados, de justiça e integridade.
     Lendo os profetas menores  aprendemos como o Senhor repudiava as ações de corrupção no reino de Israel. Não é diferente hoje em dia. Somos chamados à agir profeticamente. A mensagem missionária é também uma mensagem contra a corrupção e o erro, ao mesmo tempo em que anuncia as virtudes daquele que é uma nova criatura em Cristo.



Extraído do livro 100 DIAS QUE IMPACTARÃO O BRASIL    

Nenhum comentário:

Postar um comentário